quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Não gostei...!


Há alguns dias atrás vi essa chamada na página principal do Yahoo:

"Produtos orgânicos são melhores?
Bons ao meio ambiente, eles são tão saudáveis quanto o comum"

Cliquei, né?

Como boa defensora dos produtos orgânicos - aliás, tenho que agradecer, pois por aqui os orgânicos estão espalhados por todo os lugares - fiquei curiosa.

Mas surpresa fiquei ao ler a reportagem da AFP (França).

A manchete colocada pelo Yahoo NÃO TRADUZ o que a reportagem diz. Aliás, nem o próprio título da reportagem ("Produtos orgânicos: bom para o ambiente e talvez para a saúde") resume bem o que foi dito. Pelo menos na minha opinião.

Quando se lê tooooodo o resto, a informação já é discrepante. Trata-se de talvez não haver uma diferença NUTRICIONAL entre os alimentos orgânicos e os convencionais. Maior abismo de diferença entre "saudável" e "nutritivo". Nem tudo o que é nutritivo é saudável. Se realmente for como a pesquisa diz, um tomate impregnado de agroTÓXICOS tem o mesmo VALOR NUTRICIONAL que um tomate cultivado organicamente (DU-VI-DO!)... Mãããs... certamente não será o mais saudável.

Ai, sei lá, essas coisas me deixam um pouco irritada.
Não só pelo assunto da reportagem, mas também pela apelação que se pode fazer numa manchete. Essa coisa de manipular a informação... Uma pessoa que está com pressa e só lê um título desses, já pode achar que não existe diferença entre um alimento orgânico e um "convencional". Isso foi só um exemplo que EU percebi.

E você?
Quantas vezes será que já foi enganado com informações mal divulgadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário